jump to navigation

Crítica de Filme: Sherlock Holmes Janeiro 13, 2010

Posted by zaboobs in Cupopin Comenta.
Tags: , , , ,
trackback

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes)

Nota: 3 HR´s

País/Ano: EUA, 2009
Duração: 128
Gênero: Ação / Aventura
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham, Simon Kinberg
Elenco: Robert Downey Junior (Sherlock), Jude Law (Watson), Rachel Adams (Irene Adler) Mark Strong (Lord Blackwood), Eddie Marsa (Inspecor Lestrade)

Elementar meu caro Leitor! Fui ao cinema ver esta adaptação de Guy Ritchie, fato impossível de ser desconsiderado! Uma vez que o filme grita o nome do seu diretor do começo ao fim, este filme é bem o tipinho dele!

Devo admitir que ao ver o trailer fiquei com um pé atrás com esta nova visão do eterno detetive, algo estranho no ar, Sherlock lutando boxe, acordando acorrentado e pelado…cenas q me causaram certa estranheza, enfrentei  o medo e fui ao cinema.

As primeiras cenas do filme são bem bacanas e servem para explicar como um detetive consegue se dar tão bem nas lutas, ele usa seu cérebro e planeja o seu ataque.  As cenas em câmera lenta onde ele explica seus movimentos são muito boas. Tempo de recuperação 6 meses! Outro fato interessante e que eu gostei muito foi o tratamento dado a Watson, ele se torna um companheiro de igual valor junto a Holmes, ele não é apenas um serviçal e sim o “sócio” de Sherlock Holmes, na verdade no filme ele seria algo mais próximo a consciência de Holmes dando os limites e o motivando em momentos de crise. O Yin para o seu Yang (quem é qual você decide).

Do lado positivo, podemos ver um Holmes mais moderno, mais em contato com o público de hoje, ele bebe bastante e se passa com as mulheres (positivo?), esperto e rápido e usa armas de fogo. A comédia esta presente no filme também com algumas boas cenas como a do Gigante Francês (ambas) e a parte que ele esta acorrentado nessa cena em particular ele menciona “A chave da minha liberdade está embaixo desta almofada”, frase que me lembrou um diálogo de Jack Sparrow onde ele diz que na maioria das vezes ele fala a verdade e as pessoas sempre se assusta com isso. Muito bom!

O filme é bom e admito que em certo ponto *Spoiler* não sabia se Lorde Blackwood era mesmo um mago ou não, fato que muito me agradou pois como disse Dr. Manhattan a Ozymandias “Obrigado. Quase tinha esquecido como é não saber o futuro.” (ou algo parecido).

No entanto devo admitir que me pareça que o filme tenta demais transformar Holmes em algo que ele essencialmente não é. No filme ele é uma mistura de Tony Stark, Jason Bourne e James Bond. Ele esta em todo lugar, sabe tudo, não possui limitações e acima de tudo é um Deus da dedução. Quem sabe no segundo eles conseguem dar uma freada no Tony B. B. Holmes (Tony Bourne Bond Holmes) e assim temos espaço para Sherlock Holmes e os outros personagens.

Apesar disso tudo gostei do filme! Ele é por definição um bom filme de sessão da tarde, sem compromissos, sem grandes pretensões e sem vampiros adolescentes! Graças a Deus!

Abr,

Zaboobs

Comentários»

1. Tweeterconto - Janeiro 13, 2010

Caro amigo.

Motivado por sua crítica, mesmo com o pé quebrado, irei assistir “Sherlock Holmes”, um “ícone”!
Certamente, melhor programa que assistir o BBB, não desconsiderando o colírio das “gatinhas”, óbvio.
Estarei lembrando da adolescência quando também era “fissurado” nas aventuras policiais de Maurice Leblanc, Edgar Wallace, Poe e outros…
À época, um “rato de biblioteca”, hoje nem tanto.
Fica um abraço e até breve.
Fui…

zaboobs - Janeiro 15, 2010

Com certeza será melhor que ver BBB!!! Espero que goste!!! Abr
(depois me conta oq achou…)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: