jump to navigation

Eleições 2010 – Deputado Federal! O que é e pra que serve? Setembro 14, 2010

Posted by zaboobs in Eleições 2010.
Tags: ,
trackback

“Deputado Federal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Modificado por Zaboobs

.

Deputado federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados de acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por “voto direto”*.

.

O mandato é de quatro anos, possibilitado a sucessivas reeleições e permitida a mudança de partido no correr do seu mandato (WTF?!).

.

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).

.

Forma de eleição

.

De acordo com a legislação, os deputados federais são eleitos por estados, cada qual com a representação proporcional a sua população, sendo o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados, 513 no total.

.

Em cada estado, cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos. Dentro de cada partido, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação. Um deputado, depois de eleito, não pode trocar de partido, pois o mandato pertence ao partido e não a ele.

.

Porém, no caso de suplência, o voto volta para o “suplente eleito” pelo partido, na época da votação. Isso causa certa confusão quando os deputados ou suplentes (ou ambos), mudam de partido, pois altera a composição da Câmara dos Deputados.

.

Esse é um sistema de eleição proporcional, o eleitor, porém, tem a impressão que está votando em pessoas, quando o seu voto vai primeiro para o partido e só então para o candidato.

.

Críticas ao Sistema Proporcional

.

*Costuma ocorrer uma distorção neste sistema devido ao fato de que alguns políticos recebem tantos votos que outros candidatos, com votação bem menos expressiva, de seu partido ou coligação e também são eleitos.

.

Esta situação ocorre devido ao fato que os votos de todos os candidatos de cada partido são contabilizados juntos, para definir o número total de vagas a serem preenchidas por determinado partido. Após a divisão de vagas, os políticos com maior número de votos individuais são nomeados para cada vaga partidária, desta forma um partido pode conseguir muitas cadeiras no congresso devido à grande votação de um único político de seu partido, políticos em tal situação são chamados puxadores de votos (Tiririca, Mulher Melão, Mulher Pera, Batore, Popo, etc.)

.

De novo reforço que precisamos conhecer o sistema para poder melhor tirar proveito dele, conhecimento é poder.”

.

Abr,

Zaboobs

Comentários»

1. Mário - Setembro 14, 2010

Interessante foi ver a ficha de inscrição de alguns candidatos…
uma dessas mulher frutas ai, se não me engano é a mulher melão tinha no item grau de escolaridade: Lê e escreve.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… essa tem capacidade!

2. jaqueline da silva - Outubro 23, 2010

é muit. chat. iss. cred.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: